A Pernambucanas é a marca que evolui com a família brasileira. Há 111 anos, apresenta um conceito de loja completa. Quando Herman Theodor Lundgren, o sueco radicado no Recife, adquiriu uma fábrica de tecidos localizada em um pequeno povoado no litoral do Estado de Pernambuco, no início do século 20, talvez não imaginasse que, anos depois, esse empreendimento prioritariamente atacadista se transformaria na principal referência do comércio de varejo de todo o país.
Durante mais de um século, a PERNAMBUCANAS gradativamente tornou-se para o público brasileiro um sinônimo de qualidade, versatilidade e tradição, esta última forjada principalmente pela inovação e pelo pioneirismo que sempre marcaram a sua história. Devido ao pioneirismo, ideias que hoje parecem corriqueiras foram consideradas ousadas em suas respectivas épocas. É possível citar a versatilidade dos vários segmentos de produtos como lar têxtil (cama, mesa, banho, tapetes e cortinas), vestuário (feminino, masculino, infanto-juvenil, lingerie, calçados e acessórios) e eletro (eletroeletrônicos, eletrodoméstico, telefonia e informática); a criação do carnê de pagamento (crediário) e do cartão de financiamento próprio; a implantação da automação comercial (código de barras); a aceitação dos mais diversos cartões de crédito do mercado; além da inclusão da área de serviços financeiros dentro de seu escopo de atuação (seguros e garantias estendidas). A PERNAMBUCANAS também possui marcas próprias como a Anik, Flobelle, Baila e Greta, para o segmento lar têxtil; e Vanguard, Argonaut, Norton, Anne Claude e Giardino para vestuário. Além disso, uma equipe de 15 estilistas identifica tendências de moda, adequando tecidos e desenhos desses segmentos ao perfil dos consumidores para criar as coleções outono/inverno e primavera/verão.
Desconto | Descrição | Data de validade |
---|---|---|
R$20 | Oferta especial: Ganhe um cupom de desconto de R$20
| 2024-11-21 |
30% | Descontos com no mínimo 30% comprando com cupom Pernambucanas COPOMTV | 2024-12-31 |
25% | O melhor em cama, mesa e banho com 25% de desconto com cupom Pernambucanas LAR25 | 2024-12-31 |
20% | Compras com desconto de até 20% aplicando cupom Pernambucanas QUERO20 | 2024-12-31 |
10% | Grandes marcas: Ganhe 10% OFF com cupom Pernambucanas MARCAS10 | 2024-12-31 |
5% | 5% de economia em suas compras com o código promocional Pernambucanas VOLTA5 | 2024-12-31 |
R$50 | Código Pernambucanas oferece R$50 a menos em suas compras QUERO50 | 2024-12-31 |
1855 – Desembarca no Brasil o sueco Herman Theodor Lundgren. No Recife, Pernambuco, se estabelece como intérprete e passa a trabalhar como corretor e agente de navios;
1856 – Fundada em Pernambuco a fábrica de pólvora da marca Elephante, primeira indústria privada do ramo no País;
1904 – Após desenvolver por décadas negócios bem-sucedidos, Herman Theodor Lundgren compra a Companhia Paulista de Tecidos, em Paulista, PE;
1908 – É inaugurada a primeira Casas Pernambucanas, em 25 de setembro;
Década de 10 – Durante a Primeira Guerra Mundial, a Pernambucanas e a Cia Paulista de Tecidos participam ativamente do desenvolvimento do setor têxtil no País. A loja da Praça da Sé, em são Paulo, é inaugurada;
Década de 20 – A Pernambucanas inova ao lançar um Manual de Procedimentos instruindo seus gerentes a fazerem “reclames” em circos e cinemas. Devido à demanda, é inaugurada uma nova fábrica em Rio Tinto, na Paraíba;
Década de 30 – Funcionários percorrem estradas brasileiras utilizando porteiras, árvores, pedras e barrancos como meios de comunicação da marca. A evolução da cultura do café faz a Pernambucanas acompanhar as novas ferrovias e inaugurar lojas em cidades recém-fundadas. Trabalhar na Pernambucanas era símbolo de prestígio só comparável a um posto na Câmara Municipal, no Banco do Brasil ou nos Correios.
Os tecidos Marca Olho, “que não desbotam e não encolhem”, e as camisas Lunfor chegam às lojas e passam a ser os artigos preferidos pelos consumidores mais exigentes.
Década de 40 – Com o desenvolvimento do comércio em São Paulo, várias lojas são abertas no comércio da capital. Para atrair os clientes, as lojas colocam em suas fachadas o boneco Grillo, um policial em madeira que vira símbolo da Pernambucanas e indica a entrada do estabelecimento, credenciando-a como um local seguro e confiável;
Década de 50 – para se aproximar das colônias de imigrantes, a Pernambucanas lança folhetos em diferentes idiomas. E com mais de 400 filiais pelo Brasil, a rede leva cinema gratuito à população, com películas e projetores nas cidades onde não há cinemas;
Década de 60 – Lança o filme publicitário na TV que faria história na publicidade nacional: “Quem bate? É o frio!”. Nova tendência de sucesso: tecidos saem das prateleiras e ficam ao alcance das mãos dos consumidores;
Década de 70 – a Pernambucanas lança o Crediário Tentação. Mulheres passam a ser admitidas na rede. A empresa entra no mercado de confecções para homens, mulheres e crianças e divulga a novidade em uma campanha em que paraquedistas invadem as lojas. Inicia-se, gradativamente, a venda de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Década de 80 – A Pernambucanas revoluciona a moda brasileira ao lançar o concurso “Modelo Exportação”, em parceria com a agência Ford Models. A empresa é uma das pioneiras a apoiar esportes como os jogos do Oeste, campeonatos de natação, MotoCross e hipismo. O suplemento “Pernambucanas e Você” é adotado como mídia de relacionamento da rede com sua clientela;
Década de 90 – Inicia-se a informatização em toda rede de lojas, acompanhando a revolução digital. Cartões magnéticos, fitas cassetes, etiquetas de controle e códigos de barras são adotados. É lançado o Cartão Pernambucanas.
2000-2008 – A rede começou a comercializar celulares (2001) e uma linha de calçados próprios (2003). Em 2005, é inaugurada a Universidade Corporativa Comendadeira Helena Lundgren, para a capacitação profissional dos colaboradores, e o Memorial Pernambucanas, que reúne cerca de 60 mil fotos, 10 mil folders, boletins e cartazes, livros de registros, jingles e comerciais.
Em 2005 e 2006, inaugura novos centros de distribuição em Barueri e Tamboré. São realizados grandes investimentos na infraestrutura nas lojas. A comercialização de produtos e serviços financeiros é ampliada e o Cartão Pernambucanas ultrapassa a marca de 14 milhões de clientes. São admitidas as primeiras mulheres no quadro de vendedores das lojas, sendo que antes só trabalhavam no caixa, na contabilidade e na administração.
Em 2020, a Pernambucanas também inovou por meio da Pefisa, braço financeiro do grupo. De acordo com a empresa, foi a primeira fintech do varejo a receber autorização para operar o Pix, implantado em 100% das unidades com mais de 306 mil chaves cadastradas. A Pefisa totalizou mais de 5 milhões de Contas Digitais Pernambucanas, 1,2 milhão de cartões emitidos, e R$ 3 milhões transacionados na Carteira Digital Pernambucanas. Foram abertas 38 lojas em diversas regiões do país, gerando 1.100 empregos diretos que somaram R$ 125 milhões em vendas, 43 mil apólices de seguros, 55 mil assistências, 115,5 mil cartões emitidos e 40,5 mil Contas Digitais Pernambucanas ativadas.
Códigos de desconto | 24 |
Melhor cupom Pernambucanas | R$79,99 |
Códigos aprovados | 10 |
Códigos usados | 2513 |